sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Exercícios para melhorar a expressão.

Fonte: Roteiro de Redação: Lendo e argumentando. Antônio Carlos Viana (org.), Ana Valença, Denise Porto Cardoso, Sônia Maria Machado. Scipione, 2000.

ATIVIDADE


1) Reescreva as frases a seguir, substituindo os lugares-comuns por uma linguagem mais apropriada:

a) “O mal de certos políticos é querer agradar a gregos e troianos”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) “O brasileiro aprendeu a viver numa verdadeira corda bamba”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) “A vida do funcionário público está em petição de miséria”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Substitua os termos grifados por outros mais apropriados à norma urbana de prestígio. Faça as alterações necessárias.

a) A educação é uma coisa com que todo governo deveria se preocupar.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Se o governo não jogar duro contra o crime organizado, a violência será cada vez maior nas grandes cidades.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Livre a redação do eco:

“No ano passado, o Senado chegou a colocar na pauta a discussão da criação do bolsa-chefia, adicional para quem exerce função. Detalhe: esses servidores já recebem gratificação”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Melhore as frases. Troque adjetivos imprecisos por adjetivos informativos, exclua advérbios e artigos que sobram, elimine o excesso de que, desfaça ambigüidades, corrija os maus paralelismos etc.

a) “O relatório mostra uma Amazônia melhor”.

______________________________________________________________________________

b) “De fato, as notícias da violência são preocupantes.”

_______________________________________________________________________________

c) “Um fato de relevância universal é a admissão de que as alterações climáticas decorrem das obras do homem”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) “O presidente garantiu aos parlamentares que o seu esforço levaria à aprovação da reforma da Previdência Social”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) “O homem que dirigia o ônibus foi atingido por uma bala perdida.”

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) “Mônica, que foi criada há mais de 30 anos por Mauricio de Sousa, ainda encanta as crianças”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

g) “O presidente reafirmou sua missão e que vai aprovar as reformas este ano”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

h) “Para ser bom estudante, é preciso ter organização nas leituras, fazer as tarefas com dedicação e nunca copie trabalhos da internet”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

i) “O uso inadequado da água está ligado a fatores como construções irregulares, faltar planejamento das cidades e as pessoas não terem consciência das reais necessidades de consumo”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

j) “As crianças possuem direitos próprios”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc teria as respostas pra esses exercícios?