sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aula 9: Coesão.


*Parte deste material foi adaptado das apostilas do Professor Márcio André

COESÃO está presente na morfologia, na sintaxe, nas figuras de linguagem. Ao estudar substantivos, verbos, pronomes, conjunções, preposições, coordenação, subordinação etc., indiretamente estudamos coesão. Eles oferecem recursos para ligar palavras, ligar períodos, ligar parágrafos. Em suma, juntar partes soltas em unidades coerentes. As palavras têm de conversar para formar períodos; os períodos têm de conversar para formar parágrafos; os parágrafos têm de conversar para formar o texto.

Iniciemos com o período. Veja o caso de Cozinho, estamos sem empregada.

Colocando conjunções diferentes entre os dois enunciados, ela estabelecerá diferentes relações de sentido. Ela poderá indicar, por exemplo,

· causa: Cozinho porque estamos sem empregada.

· tempo: Cozinho quando estamos sem empregada.

· duração: Cozinho enquanto estamos sem empregada.

· condição: Cozinho se estamos sem empregada.

Pronomes exercem duplo papel. Além de auxiliar a coesão, contribuem para a elegância ao evitar as repetições. Veja:

1. Rafael e João Marcelo são irmãos. Este estuda medicina; aquele, direito.

Este substitui João Marcelo; aquele, Rafael.

2. Oscar Niemeyer se casou aos 99 anos. Ele e a noiva se conheceram anos antes.

Ele retoma Oscar Niemeyer.

Mas há também os casos em que a repetição é benéfica, em que dá charme ao texto. É o caso da anáfora — repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos — como nos exemplos abaixo:

Sim, nós podemos. Nós podemos recuperar a economia do país. Nós podemos legar uma pátria melhor para nossos filhos e netos. Nós podemos respeitar os direitos humanos. Nós podemos zelar pelo meio ambiente. Nós podemos construir um mundo mais justo e democrático. Sim, nós podemos.

Já fomos chamadas de vadias porque usamos roupas curtas, já fomos chamadas de vadias porque transamos antes do casamento, já fomos chamadas de vadias por simplesmente dizer “não” a um homem, já fomos chamadas de vadias porque levantamos o tom de voz em uma discussão, já fomos chamadas de vadias porque andamos sozinhas à noite e fomos estupradas, já fomos chamadas de vadias porque ficamos bêbadas e sofremos estupro enquanto estávamos inconscientes, já fomos chamadas de vadias quando torturadas e estupradas por vários homens ao mesmo tempo durante a Ditadura Militar. (trecho do “Manifesto das Vadias”)

Tipos de Coesão

1. Retomando termos com pronomes, verbos, numerais, advérbios:

Eu darei sempre o primeiro lugar à modéstia entre todas as belas qualidades. Ainda sobre a inocência? Ainda, sim. A inocência basta uma falta para a perder; da modéstia só culpas graves, só crimes verdadeiros podem privar. Um acidente, um acaso podem destruir aquela, a esta só uma ação determinada e voluntária.

2. Antecipando termos com pronomes, verbos, numerais, advérbios:

Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele. O professor era grande, gordo e silencioso, de ombros contraídos.

3. Retomando termos com usando metonímia (construída com substantivos, verbos, adjetivos):

Lia muito, toda espécie de livro. Policiais, então, nem se fala, devorava. (o todo pela parte)

4. Retomando com a elipse um termo que seria repetido, mas que é apagado, por ser facilmente depreendido do contexto:

Itamar Franco era um homem feliz ao passar a faixa presidencial para Fernando Henrique Cardoso, mas estava tristonho ao acordar no dia seguinte. Já não era presidente da República desde 1º de janeiro e precisava deixar o Palácio do Jaburu (...). Calado, foi ao banheiro e embalou alguns objetos.

Obs.: Não se deve ocultar o complemento de verbos com regência diferente.

Os industriais estão apoiando o outro candidato. Os industriais vão votar no outro candidato.

Possibilidade: Os industriais estão apoiando outro candidato e vão votar nele.

5. Usando conjunções ou locuções conjuntivas para ligar segmentos:

Ela tem todas as qualidades necessárias para vencer na vida: é bonita, inteligente, charmosa e até rica.

Ele é um político hábil. Chegará pelo menos a ser prefeito.

Ele não é muito inteligente. Nunca será um cientista. No máximo, será um bom técnico.

A curto prazo, o Brasil não estará entre os países mais desenvolvidos do mundo, pois seus indicadores sociais o situam entre os mais atrasados. Convém ainda lembrar que o fluxo de capitais em direção à América Latina praticamente cessou.

É preciso manter, a todo custo, o plano de estabilização econômica. Ou então, será inevitável a volta da inflação.

A alegria da posse de Fernando Henrique já acabou, porque os problemas já começaram.

Embora o prefeito Paulo Maluf tenha prometido durante a campanha eleitoral não aumentar os impostos, o IPTU aumentou muito neste ano.

Este governo está mesmo ajudando os descamisados: permitiu a elevação abusiva dos preços, diminuiu os investimentos na área social. Além disso, achatou os salários.

Pedro já chegou. Aliás, ele sempre chega antes da hora.

Este governo está contradizendo o programa apresentado na campanha eleitoral, isto é, não está cumprindo as promessas de campanha.

João Alfredo teve uma profunda decepção amorosa. Alguns anos antes, ele já vivera uma situação semelhante.

Em minha exposição sobre o tempo, primeiramente explicarei como se organiza o sistema temporal no português, a seguir falarei sobre o uso de um tempo com valor de outro, finalmente discutirei a organização temporal o romance.

Coesão interna do parágrafo

Aprenda também uma técnica importante para manter a coesão entre as frases: desenvolver o parágrafo por associação de idéias. A técnica consiste em utilizar palavras que guardem entre si uma relação de proximidade.

Por exemplo, tomada a palavra educação como palavra-chave, pode-se usar professor, sala de aula, ensino, livro, aluno etc., para se fazer a retomada. É preciso que, a cada frase, se acrescente algo novo para que o texto ganhe profundidade e fluência.

1. Os contos de fadas sempre possuem um príncipe, uma princesa, uma bruxa má e um castelo. Como nas histórias infantis o ex-corregedor da Câmara dos Deputados, Edmar Moreira (DEM-MG), tinha bons argumentos, mas esqueceu que o encanto dura pouco e que mais cedo ou mais tarde a carruagem vira abóbora. No caso dele o seu “pequeno” castelo, em Minas Gerais, o levou a ter de deixar o cargo e se explicar diante de seus colegas e da população. (...)

Se essa história fosse um conto de fadas, Edmar seria a bruxa e nós os mocinhos que fomos enganados e recebemos uma explicação nada lúdica. Em mais um conto macabro de Brasília, o dono do castelo é guilhotinado e volta ao para onde não deveria ter saído.

2. O brasileiro, há muito, deixou para trás qualquer preocupação com valores como responsabilidade, honestidade, veracidade. É a lei do vale-tudo. Na política, espelho-mor de qualquer país, mente-se até não querer mais, o eleitor que se iluda. Promessas de campanha são apenas promessas. Fidelidade aos ideais? Logo é substituída pela conveniência. O troca-troca de partido é o seu exemplo mais eloqüente. Pior é quando fazem justamente o oposto do que pregaram em palanques sob luzes e fanfarras. É a mentira instituída como valor (melhor, antivalor) para chegar ao poder.

ATIVIDADES

1) Complete as lacunas das frases a seguir com palavras de conteúdo geral, de modo a evitar a repetição idêntica dos termos anteriores em destaque. Faça as modificações necessárias.

a) Os apartamentos funcionais dos militares não são vendidos. A justificativa para a manutenção dos ________________________________ é a grande movimentação da vida militar.

b) O novo prazo de financiamento de automóveis procura reanimar a indústria de ________________________________, paralisada desde o anúncio do plano.

c) Dizem que a maconha diminui a fertilidade masculina. Um cientista declarou que o uso da ________________________________ produz a redução do número de espermatozóides.

2) Um outro processo para evitar a repetição idêntica de uma palavra no texto é a substituição por um sinônimo ou quase sinônimo. Preencha as lacunas das frases a seguir com sinônimos das palavras em destaque.

a) Quando chegaram, os bombeiros encontraram o prédio em ruínas, mas ainda puderam retirar uma vítima dos ________________________________.

b) O prefeito de Itaguaí demitiu cinqüenta e dois por cento dos funcionários do município: de 2297 ________________________________ ficaram apenas 1197.

3) O pronome relativo também é usado para evitar repetições de palavras. Una as duas frases a seguir com o auxílio de um pronome relativo, de modo a evitar a repetição.

a) Gostei do novo romance de Lígia Fagundes Telles. Comprei o novo romance na livraria da esquina.

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b) Morei durante muito tempo em Botafogo. Em Botafogo fui feliz.

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c) Comprei uma camisa de seda no Eldorado. O preço da camisa foi baixo.

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4) Nos seguintes períodos, há excesso de construções subordinadas, com uso enfadonho de "quês". Reescreva-os, eliminando todos os "quês" destacados. Faça as alterações necessárias, mas mantenha o sentido original. (Não é permitido substituir "que" por "o qual", "a qual" e respectivas flexões).

Estudos recentes indicam que o riso é um dos melhores remédios para os males da alma. Os cientistas descobriram que ele é um dos principais processos que deflagram a produção da serotonina, que é a substância que é responsável pela sensação de bem-estar. Gargalhadas e sorrisos francos fazem com que aumente a quantidade de serotonina que o organismo libera, podendo evitar que as pessoas entrem em estados depressivos.

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5) Escreva um período, juntando as frases abaixo, utilizando um conectivo de cada vez: embora, apesar de, mesmo, mas. Faça as modificações necessárias.

Estava com febre. Não faltava às aulas.

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6) Distribua os conectivos e os elementos de transição nas lacunas do texto para que o texto tenha coesão e coerência.


Da importância dos animais no amor dos homens

(Xico Sá)

Bem que eu te falei, cronicamente repetitivo: os animais de estimação são mais importantes no amor do que supõe a nossa vã filosofia.

É comum sentir mais saudade do pobre cão do que da mulher de verdade.

Já terminei romances ____________ fiquei com tanta saudade da ex __________ da sua gata, cachorro e ________ dos ratos que roeram as nossas vestes do desejo.

_________ ainda morava no sertão morria de amor pelos tatus criados em fundo de quintais e tonéis, preás de estimação, tejus, timbus, morrendo de amor pelos macacos, _________ batizados chicos, nambus, codornizes e gordas patas que se arrastavam na lama em anos de chuva.

Também já ocorreu de conquistar mulheres, ou __________ consolidar boas histórias amorosas, por demonstrar carinho e afeto com os bichanos. _________ sair de casa altas horas da madrugada ________ comprar a ração do felino. E de quebra, trazer um patê especial para o danado.

Sim, o amor passa pelos bichos, eu acredito.

Uma mulher que afaga e trata bem o meu cachorro, ____________ às vezes o cão vadio possa ser eu mesmo, uma mulher que brinca de “never more” com o meu corvo Edgar, que diz sacanagens ao meu papagaio Florbé, que faz uma graça para o meu bode Ressaca... Essa mulher marca pontos importantíssimos, além de fazer o necessário na cartilha do amor mais franciscano.

Claro que essa forma de ver o amado ou a amada nos seus animais de estimação pode gerar também pequenos desastres, catástrofes nem sempre naturais.

Uma amiga do Rio, _______________, evitava as gracinhas do cão do seu ex sempre que ele aprontava. Chegava a ser indelicada, grosseira, como se visse naquele labrador as pisadas na bola do seu dono. Acontece. Afinal de contas os bichos ficam um pouco, com o tempo, com os mesmos focinhos dos seus digníssimos proprietários.

_________________, pelos animais que possui se conhece mais um pouco um homem.

Sério.

O cara que cria um gato tem muito mais chance de ser um homem sensível, _____________ até enfrente um certo preconceito _________ os seus amigos, que insinuam uma certa viadagem, baitolagem ou perobice, para usar termos dos quais abusamos nos nossos encontros de futebol e boteco.

O homem que passeia orgulhosamente com o seu pitbull pode até não ser um monstro, ______ aquela focinheira já diz um pouco do seu dono. _________ o cão tenha alguma culpa, ele está no mundo dele. O erro é de quem o desloca e o usa para exercícios de selvageria.

Mas voltemos aos gatos, esses metafísicos e misteriosos animais. Como eles dizem tudo ________ o amor e sobre nós. O casal briga e eles incorporam o barraco. Vão lá e quebram tudo, reviram o mocó-saló de cabeça pra baixo.

Na harmonia e no amor intenso, lá está ele, sempre aos nossos pés. Como eles adoram ver e sentir os cheiros da hora do sexo.

Eta bichanos voyeuristas.

Eles se enroscam na cama depois das nossas melhores noites. Cumprimentam-nos pelo afeto e pela performance. Um belo “miau” de parabéns, como se dissesse, a nos arranhar de leve, estão vendo como o amor pode dar certo, seus cães danados?!

CONECTIVOS E ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO:

PARA

QUANDO

QUANTO

ENTRE

MAS

ATÉ

NÃO QUE

SOBRE

POR EXEMPLO

ALÉM DE TUDO ISSO

TODOS

EMBORA

EM QUE

PELO MENOS

SENDO QUE

COMO

7) O uso dos elementos de ligação (elementos de coesão) inadequados nas sentenças abaixo provoca um efeito de incoerência. Reescreva-os, fazendo as alterações necessárias para garantir o estabelecimento das relações se sentido corretas.

a) O livro é muito interessante porque tem 570 páginas.

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b) Carmem mora no Rio há cinco anos, portanto não conhece ainda o Corcovado.

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b) O livro que a professora de literatura mandou comprar já está esgotado, já que foi publicado há menos de três semanas.

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c) João, o pintor, foi despedido, mesmo que tenha se negado a pintar a casa, apesar de estar chovendo.

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8) Faça o que for necessário para evitar a ambigüidade e/ou incoerência dos períodos abaixo.

a) Durante o noivado, Joana pediu que Eduardo se casasse com ela várias vezes.

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b) Andando pela calçada, o ônibus derrapou e pegou o funcionário quando entrava na livraria.

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8. Analise a coesão deste parágrafo escrito por um aluno:

Os jovens não tratam o mestre com o devido respeito. A falta deste é cotidiana em sala de aula e nada é feito para revertê-la. O adolescente perdeu a noção de como o professor é importante para o seu futuro, seja social ou profissional. Há um contágio da violência em classe. Armas são apontadas ao quadro negro ao invés de dedos. Os profissionais trabalham sob pressão, de forma errada e às vezes com um som de gatilho próximo às suas cabeças.


¨ Quer saber mais?

Redação para concursos e vestibulares: passo a passo. Dad Squarisi & Célia Curto. Contexto, 2009.

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