sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Exercícios de Coesão e Coerência.

A melhor maneira de aprender a escrever um texto coeso e coerente é treinar, treinar, treinar e treinar. É importante que você faça os exercícios. Então vamos lá! =D

1) Assinale a opção que NÃO representa uma continuação coesa e coerente para o trecho abaixo.


É preciso garantir que as crianças não apenas fiquem na escola, mas aprendam, e o principal caminho para isso, além de investimentos em equipamentos, é o professor. É preciso fazer com que o professor seja um profissional bem remunerado, bem preparado e dedicado, ou seja, investir na cabeça, no coração e no bolso do professor.

a) Qualquer esforço dessa natureza já tem sido feito há muitos anos e comprovou que os resultados são irrelevantes, pois não há uma importação de tecnologia educacional.

b) Tal investimento não custaria mais, em 15 anos, do que o equivalente a duas Itaipus.

c) Esse esforço financeiro custaria muito menos do que o que será preciso gastar daqui a 20 ou 30 anos para corrigir os desastres decorrentes da falta de educação.

d) Isso custaria muitas vezes menos que o que foi gasto para criar a infra-estrutura econômica.

e) Um empreendimento dessa natureza exige como uma condição preliminar: uma grande coalizão nacional, entre partidos, lideranças, Estados, Municípios e União, todos voltados para o objetivo de chegarmos a 2022, o segundo centenário da Independência, sem a vergonha do analfabetismo.

2) Complete o texto abaixo com as palavras do quadro, de forma a torná-lo coeso e coerente:

além de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se - como


A ansiedade costuma surgir ___________________ se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica _____________ prepara a mente para desafios, __________ falar em público. _________________ , _____________________ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in­sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, ______________________ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves, _______________________ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. __________________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda médica, o problema pode e deve ser tratado. _______________ se pro­cure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, _____________________ prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi­cina da Universidade de São Paulo. "____________ mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexua1." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.

(Fonte: Claudia, nov. 2000.)

3) Em cada um dos textos a seguir, destacamos um termo. Sublinhe todos os vocábulos que o repetem na continuação de cada trecho. Se houver repetição desnecessária, substitua a palavra.

a) Diz-se que o macarrão era apenas um canudinho de massa que os chineses usavam para tomar bebidas. Marco Pólo não entendeu o seu uso, ensinou seus compatriotas a cozinhar e a comer o macarrão e transformou-o num sucesso culinário definitivo.

_______________________________________________________________________________

b) A Academia Brasileira de Letras, com aqueles velhinhos viciados em mil gramatiquices, é um lugar em que se acredita que as pessoas têm gênero, mas não têm sexo.

_______________________________________________________________________________

c) É preciso lutarmos até por leis menores, como, por exemplo, uma que permita às pessoas a mudança de nome aos dezoito ou aos vinte e um anos. Às vezes as pessoas têm que carregar, a vida inteira, nomes esdrúxulos dados por seus pais porque a lei não lhes permite o direito de escolha.

_______________________________________________________________________________

4) Reescreva os trechos, eliminando problemas de coesão e coerência. Mantenha as idéias e fique à vontade para mudar o modo de expressá-las.

a) O morador de rua causa preocupação à população dos centros urbanos porque são alvos de crescente violência, que os leva até mesmo à morte.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) No Brasil, tem gente precisando fazer cirurgias ou transplantes de algum órgão, mas essas pessoas acabam morrendo na fila de espera ou até tendo problemas piores por não ter feito tal cirurgia ou transplante.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) O texto que segue (transcrito tal qual foi produzido) aborda o tema violência urbana. Leia-o e responda às questões:

Violência e miséria

A violência no Brasil acontece pela diferença econômica e social que existe na sociedade brasileira.

O Brasil está mudando, crescendo e progredindo, só que ainda existe a má distribuição de renda para as populações. Assim o “cidadão” menos privilegiado vivendo na pobreza, na miséria, fica revoltado e tem como solução de vida violentar os outros para poder sobreviver.

Para outros a sobrevivência formada na miséria é se adaptar as drogas para fugir da realidade e não saber o que se faz.

Dentro dessas desigualdades encontra-se o comércio clandestino de armas que se transforma em um ato comum do dia-a-dia do cidadão. A arma é usada como um utensílio “doméstico”.

Entretanto o Estado deve dar prioridade a classe baixa, investindo e educação; moradia, saúde, uma distribuição de renda bem feita, para chegarem numa condição de vida melhor e para que esta parte social não tenha necessidades de procurarem e violentarem outras pessoas para terem uma vida decente.

a) Tomando como tese do candidato a frase que inicia a redação, podemos afirmar que os argumentos apresentados são coerentes com seu objetivo? Escreva 2 (dois) ou e (três) argumentos coerentes com o pressuposto traçado.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que você acha que o autor queria dizer com “a sobrevivência formada na miséria é se adaptar as drogas”? Reescreva o trecho adequadamente.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

c) Qual o problema de coerência mais nítido no 2º parágrafo? Dê outra redação ao trecho incoerente, de modo a torná-lo coerente.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) E no 4º parágrafo? Proceda da mesma forma que o fez no item anterior.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Com relação ao grau informatividade, o que podemos dizer desse texto? Traga informações (exemplos, citações, referências artísticas etc.) pertinentes à tese escolhida que poderiam participar da construção desse texto.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) Comente o uso de Entretanto (no último parágrafo). Que outro conectivo seria mais apropriado no lugar dele?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Exercícios bem interessantes, mas como faço pra ver o gabarito e conferir as minhas respostas se estão certas?