sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aula 6: Qualidades e defeitos da redação de vestibular.

a) QUALIDADES

1. Analogia e metáfora: Seja criativo/a; busque pontos de semelhança entre diferentes.

- “Esmola é peixe estragado, impróprio para o consumo. Dar esmolas é um ato imediatista que, embora possa ter intenções nobres, não resolve o problema da miséria nacional — são dados cabeças e rabos de peixes, restos que não alimentam e que ofendem a dignidade do indivíduo que os recebe. Além disso, transfere-se para o cidadão uma responsabilidade social própria do governo — que, além de ensinar a pescar, deve preparar rios e mares para que dêem aos famintos peixes grandes e saudáveis”.

- “O respeito ao ouro e às regras da boa convivência sumiu das prateleiras. Produto raro de que poucos ainda fazem uso”. (Redação de aluno)

- “Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seus planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido. O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças da situação geral, na medida em que se apresentam”. (Bruno Betelheim, adaptado)

2. Citação/Hipertexto: Não se trata de simples referência a grandes pensadores. Trata-se de um reforço argumentativo bem colocado e compatível com a proposta. A citação pode ser direta (através de aspas duplas) ou indireta.

- “Quando Darwin propôs a evolução, ou Freud, a interpretação dos sonhos, ambos receberam o mesmo título: loucos. Sem dúvida, quando a sociedade de depara com conjecturas e posturas que põem em xeque seus modos de pensar e de agir, é compreensível que ocorra certo medo e aversão”. (Citação indireta.)

- “A busca pela imagem perfeita é inatingível e causa apenas frustração. Independente da imagem que tenhamos, é essencial que cuidemos da nossa saúde corporal e mental. As muito belas que me perdoem, Vinicius, mas a autoestima, sim, é fundamental”. (Citação indireta; texto original: “As muito feias que me perdoem/
Mas beleza é fundamental”, do poema “Receita de mulher”.)

- “Nelson Rodrigues ilustra bem o senso comum dos adultos sobre a adolescência: ‘O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: o da inexperiência’”. (Citação direta.)

3. Exemplificações

- “A condição de normalidade é imposta a um determinado grupo ou pessoa por aqueles que se pré-estabeleceram normais. Esse processo pôde ser observado no período da colonização brasileira, por exemplo, na qual os portugueses julgaram os índios seguindo seus padrões europeus e assim, para torná-los normais, fizeram-nos viver segundo o modelo de vida português.”

- “Os modernistas brasileiros revolucionaram a construção poética em 1922 sendo considerados não só anormais, mas loucos.”

4. Precisão no vocabulário

Exemplos: o movimento militar de 1964 no Brasil é chamado de “golpe de 1964” por quem o reprova e de “revolução de 1964” por quem o aprova; Fidel Castro é chamado de “presidente” por aqueles que simpatizam com ele e com o regime de Cuba, mas de “ditador” por aqueles que reprovam a ele e ao regime político que representa.

b) DEFEITOS

1. Clichê/lugar-comum: É considerada uma das falhas mais preocupantes dos candidatos ao vestibular. Procure dar informações mais específicas, pormenorizar as ideias.

NÃO devemos usar: “pedra sobre pedra”, “encerrar com chave de ouro”, “quatro cantos”, “estaca zero”, “arregaçar as mangas”, “assistir de braços cruzados”, “de importância vital”, “esmagadora maioria”, “trata-se de mera coincidência”, “pura realidade”, “verdade nua e crua”, “única e exclusivamente”, “pelo andar da carruagem”, “show de bola”, “correr atrás do prejuízo”, “a mil”, “vale a pena conferir” etc. Claro está que, com criatividade, é possível fazer uso estilístico de qualquer expressão.

Veja outros exemplos e como fugir deles:

- “Desde os primórdios da humanidade o homem tem-se mostrado cruel com seus semelhantes”. Evite “Desde a Antiguidade”, “Atualmente”, “Hoje em dia” etc.

Seja mais específico na indicação temporal: “Há mais de vinte anos, o nosso direito à liberdade de expressão foi garantido constitucionalmente”; “As mulheres invadiram a política brasileira nas últimas décadas”.

- “As pessoas saem de casa sem saber se vão voltar”.

Exemplifique: “Inseguras, as pessoas sente medo do que lhes possa acontecer até mesmo quando se dirigem ao trabalho ou à escola”.

- “É preciso lembrar que dinheiro não traz felicidade”. Parece demagógico. Elimine.

- “A juventude é o futuro do país”.

Explique o porquê: “É nos jovens que o país deposita a esperança de mudanças significativas, sobretudo no cenário político”.

- “Se cada um fizer a sua parte, certamente viveremos um mundo melhor”.

Vago. Especifique: “É preciso que tanto os cidadãos quanto as autoridades e demais instituições se empenhem no cumprimento de suas responsabilidades, a fim de que se promova maior estabilidade social”.

- “As pessoas mal conseguem respirar nesta selva de pedra”.

Prefira: “Nas metrópoles, o índice de poluição do ar vem aumentando a cada dia”.

- “Em relação à crise aérea, ainda não conseguiu se chegar a um denominador comum. Continua-se num jogo de empurra-empurra sobre quem tem culpa pelos recentes acidentes ocorridos no país”.

Repete o que é divulgado nos meios de comunicação. Além disso, é retórica vazia.

- “É conveniente para o governo que a população permaneça sem instrução, porque assim é fácil manipulá-la”. Evite a tendência simplista de atribuir ao governo a responsabilidade direta por todos os problemas do país. Aprofunde o debate: “Não se nota empenho, por parte das autoridades, em investir na qualidade da educação, o que pode manter a população na ignorância, como refém das promessas eleitorais”.

- “Nem os monstros sagrados da literatura e do cinema escaparam da crítica”.

É capaz de citar nomes? Então o faça.

- “O governo precisa dar mais atenção à voz rouca das ruas, que clama pelo fim da impunidade”.

Diga de que maneira: “É preciso que nossos representantes políticos prestem mais atenção às reivindicações dos eleitores, que já não aceitam assistir passivamente à impunidade”.

- “Apesar de tudo, ainda há uma luz no fim do túnel”.

Apresente uma proposta real: “A despeito dos obstáculos, ainda existe a possibilidade de se reverter o quadro de corrupção que assola o Congresso. Para isso, precisamos propagar a importância da participação nas eleições por meio do voto”.

2. Generalização/preconceito/estereótipo

Evite construir “teses” apoiadas em estereótipos ou em afirmações preconceituosas. Exemplo: “O brasileiro é preguiçoso”, “O povo não sabe votar” etc.

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