sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aula 8: Coerência interna do parágrafo.


MATERIAL ADAPTADO DAS APOSTILAS DO PROFESSOR MÁRCIO ANDRÉ

Para se manter a coerência de um parágrafo, é preciso manter sua unidade temática. Em outras palavras: o parágrafo precisa falar sobre uma única idéia. O conceito de parágrafo pode ajudar nesse sentido. Segundo o novo dicionário Aurélio, o parágrafo é uma "unidade de texto escrito geralmente assinalado pela mudança de linha e pelo recolhido, e cuja função é a de indicar serem as frases nela contidas o desenvolvimento de uma idéia, estando mais intimamente relacionadas entre si do que com as demais frases do texto". Assim pode-se dizer que um bom parágrafo é constituído de duas zonas: tópico frasal e explanação.

1a: Tópico frasal

A idéia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal (também chamado de frase-síntese ou período tópico). Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave. Como o enunciado da tese, que dirige a atenção do leitor diretamente para o tema central, o tópico frasal ajuda o leitor a agarrar o fio da meada do raciocínio do escritor; como a tese, o tópico frasal introduz o assunto e o aspecto desse assunto, ou a idéia central com o potencial de gerar idéias-filhote; como a tese, o tópico frasal é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação, supõe desdobramento ou explicação.

A idéia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a idéia central.

2a: Explanação

Explanação é a própria discussão do tópico frasal. São seus comentários. Durante a construção do texto, a zona de explanação varia na sua função. A explanação de um parágrafo de introdução deve situar o leitor na discussão, propor palavras ou idéias que serão retomadas e discutidas no desenvolvimento. Já a explanação nos parágrafos de desenvolvimento tem a incumbência de explanar o argumento proposto na primeira frase, dar-lhe validade, força e concretude. No entanto, independente da função específica que os comentários tenham no parágrafo, a sua função principal é de detalhar, de alguma forma, o tópico frasal.

Exemplo: “Ninguém entendeu por que Congonhas, depois de demonizado, vai voltar a funcionar normalmente, como antes da grave crise aérea do ano passado. Se as pistas continuam as mesmas, o pátio continua o mesmo, os prédios em volta continuam os mesmos, as companhias continuam as mesmas (até menos), o número de passageiros continua o mesmo (ou até mais), ou seja, se as condições objetivas são praticamente as mesmas, o que mudou?” (Eliane Cantanhêde, “O pouso depois do caos”, Folha de São Paulo, quinta-feira, 24/01/2008).

Observe o parágrafo:

“(1) Atribuo grande parte do meu fracasso pessoal aos desenhos animados de Hanna-Barbera. (2) O fato de ter assistido a todos os episódios dos Herculóides, da Tartaruga Touché e dos Flintstones comprometeu meu futuro. (3) O dano causado por horas e horas de Space Ghost, de Wally Gator e de Jonny Quest foi definitivo. (4) Muitas de minhas falhas intelectuais e de personalidade podem ser imputadas a eles. (5) De nada adiantou ler Montaigne mais tarde. (6) No deserto mental provocado por Frankenstein Júnior, pelos Irmãos Rocha e pela Formiga Atômica, Montaigne simplesmente não frutifica.” (Diogo Mainardi, Revista Veja, 31/01/2007).

A frase 1, em negrito, abre o parágrafo e anuncia a idéia central. A frase 2 reforça a primeira citando exemplos. A frase 3 dá mais informações sobre a Hanna-Barbera e insiste na tese. As frases 4 e 5 detalham o fracasso e ampliam a idéia quando contrapõem os desenhos a um grande escritor. A frase 6 é a mais interessante porque, além de discorrer ainda sobre o que o autor propõe no tópico frasal, ela desfecha o parágrafo, servindo de conclusão.

Observação: Quando se consegue fazer que o parágrafo reproduza a estrutura geral do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), diz-se parágrafo-padrão.

Veja um exemplo de parágrafo-padrão, que apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, além da presença do articulador como marca de transição entre o desenvolvimento e a conclusão:

"O nu deserotizado é neutro. Nas peças de teatro onde os atores contracenam nus, seu erotismo desfaz-se de qualquer mística imaginária: o espectador subordina-o ao contexto. É o mesmo que o nu privado, familiar não mistificado; é também igual ao nu das praias de nudistas, das saunas mistas, etc. A introdução de uma conotação extra ao nu corresponde ao mesmo que dotar de um sentido malicioso cenas, piadas ou acontecimentos que não têm em princípio nada a ver com o ato em si. Trata-se, assim, de atribuição de um sobrevalor à apresentação de uma pessoa, de natureza essencialmente psíquica e estranha à coisa." (FILHO, Ciro Marcondes. “Quem manipula quem?” Petrópolis, Vozes, p. 36).

Observe outros exemplos:

“A idéia de que a prática de exercícios físicos desde cedo estimula o crescimento é quase um mantra repetido por todos os pais que matriculam os filhos em escolinhas de esportes. É comum também o argumento de que as atividades extras são uma forma mais saudável de ocupar o tempo ocioso depois da escola. Ou seja, nada mais conveniente. Tudo parecia perfeito até que a revista da Academia Americana de Pediatria publicou um estudo que faz um importante alerta aos pais. Os pesquisadores acompanharam 744 crianças, de 4 a 12 anos, durante um ano. Constataram que 88,6% delas sofreram algum dano físico por causa do esporte que praticavam. Em 34% dos casos, ocorreram lesões mais sérias e foram necessários tratamentos médicos.” (Da Redação, Revista Veja, 31 de janeiro).

“Elas não são a coisa mais linda — estão fora do que é considerado o padrão de beleza —, mas são cheias de graça. Seu doce balanço não é a caminho do mar, e sim muitas vezes num ônibus lotado rumo a algum bairro de classe baixa dos subúrbios das grandes cidades brasileiras. Nas boates, nos cinemas e na televisão, as estrelas da hora são as moças da periferia. Mulheres como Deise Tigrona: há dois anos, ela trabalhava como doméstica; agora, segue para uma turnê pela Europa. Ou Negra Li, a rapper nascida na Vila Brasilândia, São Paulo, que ruma para seu segundo CD, com direito a letras de Caetano Veloso. Acabando com a hegemonia masculina de cantores como Mano Brown, MV Bill, Xis ou Rappin'Hood, e cada uma a seu estilo, elas são a novidade do panorama cultural.” (Nelito Fernandes e Alice Granato, Revista Época, 23 de janeiro de 2006).

Veja a análise da coerência interna destes parágrafos:

Parágrafo 1: "O amor e o casamento têm seus provérbios. Todo homem apaixonado é poeta. Quem ama o feio bonito lhe parece. Amor e tosse não dá para esconder. Se você quer elogio, morra; se quer crítica, case-se." (Nelson Carlos Teixeira)

O texto é coerente e coeso, apesar de não serem vistas entre as frases partículas que demonstrem a coesão. O tópico frasal anuncia o assunto do parágrafo — “O amor e o casamento têm seus provérbios”. A estratégia de desenvolvimento (explanação) que sustenta esse tópico é a citação de exemplos. Quatro provérbios são enumerados. Há mais, porém a citação de exemplos não esgota o tema, apenas lhe dá uma pincelada.

Parágrafo 2: “O português tem três tipos de predicado. Num, o núcleo da declaração é o verbo. Por isso se chama verbal. Noutro, a palavra-chave é o nome. Daí receber o nome de nominal. Noutro, ainda, misturam-se os dois. É o predicado verbo-nominal. Tem um núcleo verbal e outro nominal.”


O tópico frasal é a primeira frase. Ele anuncia o que vai ser tratado no parágrafo. O desenvolvimento utiliza a estratégia da decomposição. Expõe os três tipos de predicado referidos. Reparou? A citação de exemplos não esgota o assunto. A decomposição, ao contrário, vai até o fim.

Parágrafo 3: “Na cidade, há pequenos delitos para todos os gostos. Um deles: furto nos sinais de trânsito. Outro: embaraço à livre circulação de pessoas pelos muros de mercadorias armados pelos camelôs. Mais um: extorsão mediante ameaça — declarada ou tácita — praticada pelos flanelinhas. É um imposto a mais que os cariocas já se acostumaram a pagar. Em dias de jogo no Maracanã, chegam a cobrar R$ 10 ou R$ 20. O último, mas não menos importante: a cidade, loteada pelo crime organizado, também é vítima do mapeamento de suas ruas e esquinas feito pelo pequeno delinqüente.” (texto adaptado do Jornal do Brasil).

Na primeira frase, temos o tópico frasal. No desenvolvimento, citam-se exemplos de pequenos delitos. Cada um é introduzido por uma partícula de transição: um deles, mais um, o último.

Parágrafo 4: “As palavras, como os remédios, podem matar. O artigo indefinido é um deles. Medicamento de tarja preta, deve ser usado com redobrado cuidado. Ele amortece a força do substantivo, tornando-o vago, impreciso e desmaiado. Em 99% das frases, o pequenino é dispensável. Seja sovina ao empregá-lo. Seu texto ganhará em graça e elegância.”

Da mesma maneira que os exemplos anteriores, o tópico frasal abre o parágrafo. Perceba, então, que essa é uma maneira fácil e segura de escrevê-lo. A explanação, nesse caso, dá-se por decomposição.


ATIVIDADE

1. Escreva mais duas frases que dêem seqüência ao tópico frasal. Tente fazer de pelo menos um deles um parágrafo padrão.

a) O jovem substituiu, na sua vida, a política pelo entretenimento.

b) É fácil condenar os outros, indignar-se, quando eles cometem infrações; difícil é reconhecer nossos próprios “pequenos delitos” no dia a dia, aqueles para os quais sempre temos uma justificativa na ponta da língua e dos quais temos pouca consciência.

c) O olhar da sociedade sobre a função masculina e feminina em seu contexto histórico é mutante e mutável.

d) Os pequenos delitos cotidianos são nossa parcela de culpa.

e) Parece clichê, mas se quisermos avançar precisaremos educar nossa população.

2. O parágrafo seguinte é um parágrafo de desenvolvimento que aborda um aspecto positivo do fenômeno dos filhos “cangurus” (jovens que geralmente já têm independência financeira, porém retardam a saída da casa dos pais). Há nele uma frase que está fora do seu devido lugar, e essa mudança dá ao parágrafo um tom expositivo. Identifique esta frase, coloque-a no lugar correto fazendo as modificações necessárias.

“[a] Atualmente, é notável que uma das inúmeras conseqüências da globalização foi a exigência curricular. [b] Cursos, especializações, línguas estrangeiras, experiências estrangeiras (geralmente, com estágios mal remunerados) são algumas das atrações que um currículo pode apresentar. [c] Quanto mais completo ele estiver, maiores as chances de se empregar e de obter salários melhores. [d] É, a partir dessa análise que muitas pessoas não saem da casa dos pais, onde têm conforto e maiores oportunidades financeiras para investir na própria carreira.

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