sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aula 2: Critérios de Avaliação da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Podemos afirmar que os critérios de avaliação de uma redação para vestibular/concurso são basicamente os mesmos. Há poucas variações de acordo com a banca examinadora de cada instituição.

A Fundação Carlos Chagas — que realiza o processo seletivo da UFSE —, por exemplo, expõe claramente no edital seus parâmetros de correção para uma prova discursiva. Já na correção da prova, opta por informações vagas sobre as falhas cometidas pelo candidato. Seus avaliadores, em alguns casos, restringem-se a comentar com certo tecnicismo e pouca informação o porquê das punições de cinco em cinco (pontos) num total de 100.

TEMA: Normalmente ela gosta de pequenas frases ou trechos de textos, em geral, filosóficos. Costuma apresentar situações abstratas, relacionadas intimamente com a condição humana. Ética, cidadania, justiça, vaidade e ambição, por exemplo, já motivaram diversos temas da banca.

TAMANHO DO TEXTO: entre 20 e 30 linhas.

DIVISÃO DOS PONTOS ATRIBUÍDOS: um total de 100 pontos que são divididos em duas áreas:

Estrutura e conteúdo: 50 pontos;

Expressão: 50 pontos.

Os pontos recaem igualmente sobre o conteúdo e a estrutura gramatical do texto. Então, tenha cuidado com os pequenos deslizes gramaticais — eles podem significar perdas graves na pontuação. Revise com calma o seu texto.

Estrutura e Conteúdo (Macroestrutura textual)

Como o candidato abordou o tema.

O domínio dos modos textuais – dissertação, narração e descrição.

Organização de parágrafos, distribuição de assuntos, ordem direta dos períodos, a legibilidade do texto, o tamanho dos parágrafos, margens etc.

Expressão (Microestrutura textual)

Correção de aspectos pertinentes à adequação vocabular e à gramática – concordância, regência, colocação pronominal, pontuação, grafia etc.

Para o vestibular da UFSE, há especificamente a seguinte tábua de correção, além de uma pequena lista dos problemas encontrados com mais freqüência:

COESÃO (3,0)

Encadeamento sintático (entre frases e entre parágrafos)

Encadeamento semântico (idem)

ü Uso adequado dos conectivos

ü Paralelismo

Problemas encontrados com mais freqüência

Períodos longos (faça frases com cerca de 2 linhas cada)

· Conectivos com relações de sentido equivocadas (ocorre muito com o uso de conjunções as adversativas, explicativas e conclusivas)

· Redundância gerada pela repetição de palavras decorrentes da pobreza vocabular e/ou desconhecimento de outros mecanismos de retomada (elipse, sinonímia, uso de pronomes etc.)

· Ambigüidade devido ao uso inadequado de alguns pronomes e/ou à pontuação imprópria

Quebra do paralelismo, tanto sintático quanto semântico: “a diferença entre os alunos e as cadeiras é muito grande” ao invés de “a diferença entre o número de alunos e cadeiras é muito grande”

Digressões (fuga parcial do tema, geralmente com discussão de temas transversais) etc.

COERÊNCIA (3,0)

Lógica e sentido

Argumentação (já que o texto pedido trata-se de uma argumentação)

Focalização

Relevância

Problemas encontrados com mais freqüência

Argumentação inconsistente e/ou superficial

Falta de criticidade

Fuga parcial do tema

Erro de focalização (delimitar o assunto e estabelecer uma tese) / interpretação equivocada do tema

Exemplificação inadequada

Nível de informatividade baixo: ausência de citações, alusões, analogias, exemplificações, dados e informações

Contradição

Ausência de defesa de tese

Pouca progressão das idéias

Subjetividade (uso da 1ª pessoa, exemplos tirados da vida pessoal, crenças, adjetivos com alta carga opinativa, e principalmente a tentativa de diálogo direto com o leitor (uso de “você”) etc.

EXPRESSÃO (4,0)

Correção gramatical: ortografia, acentuação, concordância, regência, colocação pronominal, uso dos demonstrativos etc.

Linguagem adequada: variedade urbana de prestígio (norma culta)

Clareza: palavras essenciais e simples, concisão

Fluência

Ordem direta

Aspecto gráfico: letra legível, rasuras, respeito às margens.

Problemas encontrados com mais freqüência

Incorreção gramatical

Uso de lugares-comuns e clichês (ex.: “no mundo em que vivemos”)

Interferência da oralidade (ex.: “é claro que”)

Expressão confusa

Uso de palavras e expressões desnecessárias etc.

Redação Nota 10,0

Em meio a escândalos de corrupção na política e surtos de violência nas grandes cidades, o brasileiro pode se ver perdido ou refletir sobre a ética nacional e não encontrar a imagem dela. Pesquisas indicam o Brasil como um dos países onde há mais corrupção no governo, aproximando-o de Estados ditatoriais e anti-democráticos. Porém, é importante frisar que o governo brasileiro representa a maior parte de seu povo, o que leva à discussão ao campo da consciência individual.

O que nós, seres humanos, aprendemos com nossas atitudes determina nossa crescimento. Nas mais simples delas é possível perceber onde estão a ética, o bom senso e a boa ação. Respeitar os lugares reservados aos idosos, deficientes e gestantes, não jogar lixo em local indevido, doar roupas que nem usamos mais a pessoas que realmente necessitam delas são exemplos pequenos do que é possível fazer para contribuir com uma nação correta. E o altruísmo não precisa existir, pois é mais bela a alegria de ajudar o próximo, de demonstrar amos aos Brasil e a seus habitantes.

Há duas posições perante a falta de ética: aceitá-la ou não, torná-la justificável ou não admitir que a desonestidade sirva de meio para conquistas e seja modelo para gerações futuras. Falta de ética causa desigualdade, e esta traz ressentimento e lutas entre seres que se equivalem na condição humana. No Brasil, a disparidade social é absurda e mancha a imagem da nação.

A crise de ética nacional pode ser solucionada atrases da educação. Nunca apenas a educação nas salas de aula, mas presente em cada canto do Brasil. Os ensinamentos sobre os diretos do ser humano, a igualdade entre os homens e o respeito à vida constituem a herança mais valiosa que um povo pode ter. Não estamos ilhados por defender um Brasil honesto; pelo contrário, cada cidadão disposto a fazer o certo pelo bem de seu país é uma gota em um rio caudaloso e extenso que pode lavar “o espírito brasileiro”.


¨ Quer saber mais?

MANUAL DO CANDIDATO do PSS da Universidade Federal de Sergipe.

Coesão e coerência textuais. Leonor Lopes Fávero. Ática, 2001.

A coerência textual. Ingedore Villaça Koch & Luiz Carlos Travaglia. Contexto, 2006.

Oficina de Redação. Leila Lauar Sarmento. Moderna, 2006.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prestei o concurso para o Banese e cometi uma falha na hora de redigir minha redação, acabei fazendo o rascunho na folha de correção, fiz a lápiz, apaguei, porém, já tinha feito um X no inicio do texto, como foi de caneta não tive como apagar, será que tenho alguma chance de que corrijam minha redação? o X pegou umas 4 linhas na margem esquerda. sei que não pode ter nenhum símbolo ou sinal que identifique o candidato. Estou arrasada, me preparei muito para este concurso e sei que com minha pontuação na prova objetiva tenho boas chances.