sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aula 3: Passos para construir sua redação.

Há um processo na construção de um texto. Não é apenas sentar na cadeira, pegar a caneta e despejar palavras no papel, como se elas viessem de uma entidade sobrenatural!

A não ser que você tenha o mesmo dom de Chico Xavier, planeje seu texto! Até os escritores mais experientes planejam o que irão escrever. Conheça o que Graciliano Ramos (autor de obras primas da literatura brasileira como “Vidas Secas”, por exemplo) disse sobre o ato de escrever:

Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar.

Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

Passo 1: PLANEJAR

Antes de pôr o lápis no papel, pense. Leia atentamente a proposta e a coletânea. Grife ideias e palavras-chave: não fuja delas em nenhum momento. Verifique se a o tema vem explícito, se apresenta perguntas a serem respondidas, para que direção os textos de apoio o encaminham. A banca do Cespe costuma direcionar a redação, dizendo quais os tipos de enfoques que o candidato deve seguir. Isso é muito bom, pois se torna possível estruturar uma argumentação com cada um daqueles tópicos.

Entendido o tema, faça anotações soltas, independentes. Liste as ideias que lhe vêm à mente sobre o tema: filmes a que você assistiu, livros que você leu, fatos que tiveram destaque na mídia, eventos históricos etc. Então corte e ordene. Selecione entre as ideias que teve quais irão compor sua argumentação.

Agora encaixe o que foi selecionado na triagem inicial dentro deste esquema:

Introdução

Contexto (tema) + tese + seu ponto de vista.

Desenvolvimento

Argumentos (2 ou 3) que respondem ao POR QUÊ? e ao COMO? feitos à sua tese.

Conclusão

Retomada do pretexto inicial. Não é repetição.

Tem que saber o que quer dizer ao leitor. Tem que construir uma tese. Tem que fazer perguntas e encontrar respostas. Tem que organizar as respostas. Tem que determinar os parágrafos. E então é só começar a escrever.

Atenção: Essa tabela é um guia, não uma prisão!

Passo 2: ESCREVER

Só então a caneta chega ao papel. Siga o seu planejamento.

Passo 3: REVISAR

Revisar não é passar a limpo, é reescrever. Esse trabalho começa pela detecção do que há para ser refeito, trocado ou reordenado a fim de que o texto inicial melhore.

J Os passos 2 e 3 — ESCREVER e REVISAR — serão abordados detalhadamente nas próximas apostilas.


¨ Quer saber mais?

www.algosobre.com.br/redacao

Caderno de dicas elaborado pelo professor de redação Márcio André.

Nenhum comentário: