quarta-feira, 17 de março de 2010

Produção de painel sobre a Declaração dos Direitos da Criança

Produzir um painel com textos verbais e não verbais (imagens), que mostrem situações em que os direitos da criança apresentados na Declaração feita pela ONU são ou tenham sido respeitados ou desrespeitados.

O painel deverá conter pelo menos 4 modelos de texto, sendo

1. Um texto não literário: notícia, reportagem ou artigo jornalístico.

Por exemplo: Escolha uma reportagem (completa ou trecho considerável) sobre crianças de povoados pobres que estão na escola. Monte-a no painel com a legenda: Princípio 7 - "A criança tem direito a instrução gratuita e obrigatória".

2. Um texto literário em verso ou em prosa: poema, letra de música, romance, conto, crônica (completo ou trecho).

Por exemplo: Escolha uma música como "O meu guri", de Chico Buarque, que trata de um menino que nasceu e se criou em situação social de risco, de miséria e crime. Pelo fato de a narração ser construída sob o ponto de vista da mãe, a história ganha ternura e inocência.
Como legenda, coloque o Princípio 4 - " A criança tem direito à segurança social. Para que possa crescer e se desenvolver sadiamente, deve-se assegurar a ela e à sua mãe auxílio e proteção especiais e, particularmente, assistência pré e pós-natal adequada. A criança tem direito a alimentação, moradia, diversão e aos cuidados médicos necessários".

Link para letra e vídeo: http://vagalume.uol.com.br/chico-buarque/o-meu-guri.html(a letra encontra-se no post seguinte a este)

3. Um texto não-verbal: fotografia, reprodução de fotografia, gravura, ilustração, desenho artístico, pintura, reprodução de pintura.



Princípio 10 - "A criança deve ser protegida contra atitudes ou influências que possam induzi-la a qualquer forma de discriminação racial, religiosa ou de outro gênero. Ela deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade para com todos os povos, paz e fraternidade universal, e na consciência de que deverá colocar a sua energia e o seu talento a serviço do próximo".

Foto de Cartier Bresson.

4. Um texto verbal e não-verbal: charge ou tirinha.

Princípio 8 - "Para que sua personalidade se desenvolva de maneira harmoniosa, a criança precisa de amor e compreensão. Na medida do possível, ela deve crescer sob a custódia dos pais ou, caso contrário, numa atmosfera de carinho e segurança moral e material".

Charge de Angeli.




OBSERVAÇÕES:

a)Todos os textos devem ter legenda, ou seja, a transcrição completa ou apenas parcial do Princípio a que se referem.
b) O mínimo é de 4 (quatro textos); mas, por favor, eu sei que vocês podem mais do que isso, então caprichem!
b)Pode haver mais de um texto para o mesmo Princípio - por exemplo, uma charge e uma notícia sobre crianças na escola (Princípio 7).
c) O material do painel, a ordem e a disposição dos textos ficará a critério do grupo. Usem a criatividade e façam um trabalho com conteúdo significativo e beleza.

O resultado será feito em grupo de até 5 pessoas, e exposto nas dependências do Colégio Jardins.

Data de entrega e apresentação: 25 de março de 2010 (quinta-feira).

Valor: 3,0 (três) pontos.

DIVIRTAM-SE, MEUS AMORES!

Qualquer dúvida, escrevam-me: professoradebora@oi.com.br! ;)

Um comentário:

Miregry disse...

http://miregry.blogspot.com/2010/03/nos-quitaran-internet.html